terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Faisão Dourado

Com saudade da carninha mal passada, me lembrei do Faisão Dourado.
Um lugar simples, sem luxo nenhum, com mesas de bar debaixo das árvores e algumas (poucas) debaixo de uma pequena cobertura. Sempre cheio, é um lugar para se ir sem pressa.
Os pratos tradicionais da casa são: picanha, filet mignon, contra-filé guarnecidos de arroz, batata frita, feijão carioquinha, vinagrete e nos finais de semana feijão tropeiro. Tudo bem servido para duas pessoas... mas, depende da fome também!
Se você é uma pessoa que se preocupa muito com a "estética" do ambiente e não gosta de boteco, certamente não aprovará o local. Para quem não liga para essas coisas e aprecia uma muvuca e barulho acompanhado de comida brasileira, este é lugar.

A casa fica na 314 Sul. Vale a experiência!

Post escrito em janeiro/2011 e publicado hoje, 11/12/2012.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Penne ao molho pesto com tomate cereja puxado no alho

Uma receitinha rápida e gostosa que cai bem no almoço ou jantar: penne ao molho pesto com tomate cereja puxado no alho.

Simples assim:

Massa
250 g de penne - cozinhe em água fervente, com sal e um fio de azeite por 11 min

Molho - misture todos os ingredientes e bata com um mix ou liquidificador
1/2 mç de manjeiricão fresco
3 colheres de azeitonas verdes sem caroço
queijo parmesão ralado a gosto
azeite e sal a vontade

100 g tomate cereja cortado ao meio e um dente de alho - em uma frigideira coloque um fio de azeite e frite o alho picadinho. Coloque o tomate e tire rapidamente.

Cozinhe a massa, escorra e misture o molho com o tomatinho... tá prontim!!

Rende 2 porções
Tempo de preparo: 30 min

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Um almoço de domingo

E este foi o meu almoço de hoje: Frango en croûte à la Fiona, receita extraída do blog Rainhas do Lar acompanhado de arroz com champignon. O vinho foi um delicioso malbec, Catana Zapata, 2008. Rápido, prático e saboroso. Bom domingo a todos!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TGIF!!

E assim foi minha semana: cheia de boas novidades e oportunidades! Obrigada, meu Deus!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

As mulheres francesas não engordam - livro de receitas

O blog Rainhas do Lar fez uma promoção onde a melhor resposta a pergunta "O QUÊ QUE AS FRANCESAS TEM QUE EU NÃO TENHO?" levaria de brinde o livro da editora Elsevier, As mulheres francesas não engordam - Livro de receitas, lançado recentemente no Brasil. Ok. Participei, mas não levei. Minha criatividade não foi lá essas coisas... Depois do resultado divulgado, só me resta pedir ao meu querido marido que me dê de presente o livro! Aaaaá eu quero eu quero eu quero!!!

Enquanto isso, sigo com a minha dieta pobre em calorias, pedindo a Deus que me ajude a perder umas gordurinhas, mas comendo bem como uma francesa... será que dá?

Abraços sem parcimônia!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Com vocês: o Aeroccino da Nespresso

Ainda estou apenas namorando uma cafeteira Nespresso. Gosto de café, um bom café. Mas não sou uma entendedora de cafés, apenas uma apreciadora. Tenho minha cafeteira, simples, com o bom e velho coador de papel; e gosto. Compro variados tipos de pó de café e aos poucos vou encontrando nas prateleiras dos supermercados grãos de várias regiões e torragem diferente como por exemplo os da Melita (minha marca preferida). Pois bem, ainda não me rendi ao mundo da Nespresso e suas cápsulas modernas, mas me rendi ao Aeroccino. Pra quem gosta de leite quente ou frio, capuccino ou das "espuminhas" cremosas do leite batido esse acessório é ideal. Ainda estou explorando-o e inventando algumas receitas, mas confesso que o leitinho da noite com chocolate tem sido diferente.
Preço do aparelho? 150 dinheiros. Onde encontrar? Nas lojas da Nespresso, apenas.
Me dei de presente de Natal e gostei. Não ocupa muito espaço, é fácil de manusear, de limpar; só não vai na máquina de lavar louça, mas tudo bem, nem precisa; né gente?
Pretendo, em breve, postar um vídeo do meu novo brinquedinho de cozinha.

Abraços sem parcimônia!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

3 dias e meio em Gramado - RS

Dando continuidade na sessão "passeios", no mês de novembro fui à Gramado com meus amores, meu marido e nosso filho, para passarmos o final de semana. Cheguei em Porto Alegre no sábado na hora do almoço e alugamos um carro para seguirmos para Gramado. Você pode pegar um transfer se não estiver a fim de dirigir, mas o trecho é tão tranquilo, a paisagem tão bonita que dá vontade de dirigir sim! Tempo de viagem com boas condições climáticas: 2 horas.

Hospedagem
Essa foi a segunda vez que visitei Gramado, no período do Natal Luz, e como sempre os hotéis e as pousadas estavam lotadas! Então, ficamos de novo em Canela que também tem excelentes pousadas e a cidade é bem bacana. Em 2006 ficamos na Pousada Caliandra, uma gracinha, bem aconchegante, pequena, com chalezinhos bem românticos, mas o café da manhã deixou a desejar, ao menos naquela época.

Dessa vez, em 2010, decidimos nossa viagem de última hora, então não tínhamos muitas opções; daí ficamos num hotel mesmo. Nos hospedamos no Alta Vista - by Tissiane, um hotel de bom a regular. São acomodações boas e bem simples, não nos dá aquela sensação de estarmos na Serra Gaúcha, a não ser quando estamos tomando o café da manhã e olhamos pela janela e enxergamos algumas araucárias. O estacionamento não é fechado e o hotel fica em frente a uma faculdade com grande fluxo de carros. O serviço de lavanderia do hotel - terceirizado - não é bom, principalmente no quesito passar a roupa e o preço é bem salgado frente ao resultado entregue. O ponto positivo do hotel sem dúvida é o café da manhã, muito bem servido, um verdadeiro café colonial, com direito a tudo. O local onde é servido também é bem legal e a vista para o centro da cidade de Canela é super agradável. Mas depois dessas duas experiências, confesso que da próxima vez vou me programar com muita antecedência e tentarei me hospedar no Laje de Pedra, hotel este muito recomendado e com boas avaliações dos usuários em blogs de viagem.

Gastronomia
Gramado é um show de gastronomia. Lá se come muito bem. São tantas opções, variedades, preços e lugares que em uma semana dá pra se engordar uns três quilos. (rs).
Você tem a dura tarefa de escolher se vai jantar fondue, galeto, churrasco ou se vai se acabar num café colonial e ficar sem fome até o outro dia. E cá, entre nós, tudo de primeira qualidade.
Pra quem mora em Brasília e está acostumado com os preços dos restaurantes daqui, não vai estranhar nenhum pouco a conta pra pagar nos restaurantes de Gramado.

Dentre as minhas experiências na cidade, indico à vocês os dois locais para o almoço e jantar que considero imperdíveis:

Melhor churrasco: sem dúvida é o do Zelão, que fica na estrada que liga Gramado à Canela. Amplo espaço, ótimo atendimento, variedade de pratos quentes e frios, ilha de queijos espetacular e uma picanha maravilhosa.

Melhor café colonial: é o Bela Vista. Fica em dois endereços diferentes, um na estrada sentido Gramado - Canela, e o outro, mais novo, no sentido contrário. Esse último, dispõe de um amplo salão, com mesas bem grandes que acomodam muito bem tantos pratos e bebidas oferecidos no café. O atendimento é nota 10, os garçons são muito cordiais e atenciosos e quando você pensa que já comeu de tudo, você é convidado a provar as sobremesas da casa que ficam numa ilha no centro do salão com vários tipos de doces, tortas e bolos. Vale muito a pena ir.

Fui também no Fritz, uma casa no centro de Gramado, próximo a rua coberta, que serve comida típica alemã, muito bom também, com direito a muita música ao vivo e animação.

Passeios
Bem, em termos de passeio o tempo não nos ajudou muito dessa vez; choveu e quando parou veio aquela neblina bem forte, o que prejudicou os passeios ao ar livre. Mas no único dia de sol, aproveitamos e passeamos pelo Lago Negro, na Vila do Papai Noel e encerramos a noite na rua coberta assistindo aos shows de músicas natalinas e finalmente o acender das luzes da árvore de Natal. Nos outros dois dias, de clima fechado, visitamos o museu de cera e da Harley Davidson, a fábrica de chocolates da Caracol e o mundo à vapor.

Compras
Dá pra comprar muita coisa em Gramado, desde artigos em couro, quitutes produzidos na região serrrana, meias lindas de lã, casacos e malhas de boa qualidade e artigos esportivos de bom preço. Sobre este último item, eu explico. Em 2006 - ano da copa - fui à loja de artigos esportivos Paqueta e havia muitos produtos em promoção, dentre eles, artigos da seleção brasileira a preços interessantíssimos. Pois bem. Comprei uma camiseta oficial de treino por 39 reais! Em 2010, ano de copa também, fui à loja e de novo encontrei produtos com bons preços! Infelizmente não comprei uma amarelinha oficial, mas comprei uma camiseta polo do Brasil muito linda por 19 reias. Bom, né?

Em suma pessoal, Gramado é uma delícia. Vale muito a pena. Uma estada de 5 a 6 dias é mais do que suficiente! Programe-se com antecedência. Com muita antecedência se quiser ficar num bom hotel ou pousada. E aproveite...

Até!

Vista da janela do café colonial

Café colonial

Estrada POA - Gramado

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Algumas fotos de Sampa!

Os créditos são para o meu fotógrafo particular, meu maridão com seu talento e sua super máquina e lentes!

Um dia e meio em São Paulo

Passei dois dias em São Paulo no mês de dezembro e tive boas experiências na cidade e a confirmação de que lá a "vida não para... não para não, não para"! Cheguei no sábado na hora do almoço e voltei no domingo à noite; e acredite, peguei congestionamento nos dois dias, mas tudo bem... São Paulo, é São Paulo! Tem as suas compensações. O tempo ajudou bastante e deu para aproveitar bem o dia. Fomos no Mercado Municipal, uma delícia de lugar, cheio de lojinhas com variados temperos, azeites, vinhos, carnes e peixes frescos, além de botecos mais que agradáveis. Sem falar no famoso sanduíche de mortadela ceratti com queijo no pão francês que é imperdível e que cá entre nós dá pra duas pessoas. Se você ainda não teve o prazer de apreciá-lo, você pode comer um bem parecido no Mercado 153 que fica do lado de fora do Brasília Shopping.

Nossa outra parada foi na Paulista, mais precisamente na loja da Starbucks do Top Center para tomarmos o cafezinho de fim de tarde que foi acompanhado de um frapuccino de caramelo e mufin de blueberry. Tudo uma delícia. O lugar é bem gostosinho, dá pra sentar na poltrona e ficar papeando horas. Recomendo. E nossa última parada na terrinha da garoa foi na Pizzaria da Família Mancini, numa ruazinha mais que charmosa, um reduto gastronômico, num ambiente aconchegante. As fotos abaixo dizem por si só; e acreditem, são pizzas espetaculares de sabor inigualável. Nunca imaginei comer uma pizza de abobrinha tão gostosa.

Além desse tour gastronômico, fomos ao Museu do Ipiranga outro lugar muito bonito para se visitar. Com belos jardins, muito bem cuidados, e uma excelente oportunidade para se relembrar a história do Brasil e peculiaridades da história dos paulistas.

Espero voltar em breve nessa cidade linda, cheia de vida, mas de tantos contrastes.

Até!

sábado, 13 de novembro de 2010

Senhoritas Café

Na tentativa de ressuscitar esse espaço, indico à vocês o Café Senhoritas na 408 norte.
Uma rua cheia de botecos, mas com a presença de barzinhos bem charmosos também.

Ao contrário do que li em outros blogs, o Senhoritas aceita cartão de crédito e débito para pagamento e apesar dos botecos a casa fica num local da quadra bem agradável, longe do barulho dos bares.
Mas concordo com a opinião de algumas pessoas postada em blogs da cidade com relação ao preço "salgado" do lugar. Mas ao meu ver, vale a pena ir, apreciar e aproveitar.
O cardápio é bem variado e traz opções de café espresso, capuccino e chocolates bem interessantes. Os caldos são bem apetitosos e caem bem a qualquer hora.

Uma dica pra chegar no local - já que não tem nenhuma placa, ao menos eu não vi - estacione seu carro próximo ao supermercado, no final da quadra. O Senhoritas fica bem finalzinho, no bloco (E) da 408.

Aproveito esse pequeno post para mandar um abraço a Neide que me indicou o local há tempos atrás. Valeu pela dica.